quarta-feira, 13 de abril de 2011

Proposta de trabalho 2 - Resultado

Ricardo Reis:


para este heterónimo foram feitas duas composições visuais, ambas com o mesmo contexto. o poema fez-nos lembrar automaticamente de um rio, pelo facto a vida de um rio basicamente é deixar as coisas passar, conformar-se, sem grandes emoções ou preocupações, e o poeta para nós é a perfeita personificação do mesmo.  Numa composição foi feito o rio visto de cima e noutra foi feita o rio visto de frente a terminar na linha do horizonte, mostrando toda a sua extensão e dar a noção de interminável. Ambas foram feitas com movimentos fluidos para evidenciar a suavidade da atmosfera transmitida no poema.

   -abordagem 1



abordagem 2





nota: estas duas composições têm a mesma base, um é a visão do rio de cima e a outra de frente... decidimos manter as duas porque ambos os elementos do grupo  não chegaram a um consenso.


Alberto Caeiro

sendo este o poeta da natureza, decidimos recriar uma paisagem pitoresca, resguardada de tudo o que a mecânica do homem afectou, como sugere o excerto. fizemos uma árvore onde no tronco descrevia os pontos fortes do poeta como a força interior, a determinação e ideias fortes; e na copa, a confusão e frustrações que este carrega embora implicitamente. o grande Q dá formato á copa é de "queixa", no sentido de lamentação. Depois tentamos recriar o cenário com animais, nomeadamente ovelhas, uma vez que ele se intitulava de "pastor". Nesta composição visual, decidimos fazer com que o céu ocupasse maior pelo menos metade do espaço para dar uma atmosfera suave.












Álvaro de Campos


nesta composição decidimos criar uma atmosfera confusa e obscura. Recriamos um suposto escritório do poeta, com uma luz fraca (na luz estão as qualidades que estão mais fracas no poeta como a lucidez em confronto com a euforia a negro que marca a sua presença. O "O" de "obscuro" significa a lâmpada, e aqui se forma outra dualidade.). a ideia era ao olhar para esta composição e visualizar Álvaro de campos a descer as escadas confusas do seu escritório a toda a velocidade para passar para  papel uma ideia que acabou de ter.






Sem comentários:

Enviar um comentário