sábado, 19 de março de 2011

Elementos da Comunicação Visial

Os elementos básicos da comunicação visual são o que compõem uma imagem ou o que vemos. Estes podem surgir ordenados e organizados de formas distintas (técnicas da comunicação visual), criando diferentes efeitos visuais e sensações ao visualizador ou podem aparecer isolados. Referencia também para a diferença entre os elementos da comunicação visual e os materiais utilizados numa composição visual. Como elementos básicos de uma composição visual temos: o ponto, a linha, a forma, a direcção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.




O ponto

O ponto é o elemento da comunicação visual mais simples. Pode servir como indicador do espaço. Quando isolado, funciona como que um foco na imagem, chamando a tenção do observador. Quando surgem alinhados dirigem o olhar para a direcção em que estes se orientam. Podem-se agrupar em mancha, dando também a ilusão de claro/escuro conforme estes estão mais afastados ou mais juntos, respectivamente. Por ter esta propriedade, muitos artistas já experimentaram criar desenho completos apenas com o recurso ao ponto.


A linha

A linha vem de um conjunto infinito de pontos alinhados numa determinada direcção, tão juntos que dá-nos a ilusão de continuidade. Isto teoricamente, já que quando desenhamos uma linha, em vez de desenhar-mos um conjunto de pontos infinitamente juntos, fazemos um traço contínuo. A linha tem a propriedade de direccionar o olhar, de divisão de espaço.Este elemento da comunicação visual não tem necessariamente de ser recta, podendo mudar a sua orientação, dobrar-se, surgir em ondas, tendo assim várias expressões diferentes. Este é um elemento da comunicação visual muito livre e fluido, podendo ser observado da mais variada forma.


A forma

A forma, definida por um conjunto fechado de linhas. Esta pode ter uma variedade enorme, com recurso só a linhas rectas, a linhas curvas ou aos dois. Existem três formas básicas, o triângulo, resultado da articulação de três linhas rectas; o quadrado, quatro linhas linhas rectas; e o círculo, resultado de uma linha curva fechada. Estas formas distintas têm expressões e significados diferentes, embora o que cada um experencia de uma forma é um conceito abstracto.


A direcção

A direcção expressada pelos acima referidos, também é um elemento da comunicação visual. Podemos observar elementos orientados na vertical, na horizontal, na diagonal, ou numa curva.

A cor


A cor atribuída aos elementos de uma composição visual também é crucial para a expressividade que queremos projectar. Existem três cores primárias, o magenta, o azul ciano e o amarelo; a junção destas cores vem dar origem a mais uma infinidade de cores. A saturação e a luminosidade da cor também são aspectos fundamentais que estão intimamente associados a este elemento da comunicação visual.

A textura


A textura, é um elemento geralmente associado ao tacto. É como interpretamos o toque de uma superfície. Desta forma também podemos apreciar a textura de uma imagem através do olhar. Quando observamos a textura de uma superfície, podemos deduzir alguns aspectos como a sua suavidade ou a irregularidade, mas só com o tacto é que podemos confirmar ou tirar mais conclusões sobre esta.


A escala resulta da relação de tamanhos entre os elementos de uma composição visual. A forma como deduzimos que algo é maior em relação a outra mais pequena. Pode resultar também da forma como algo se relaciona com o ambiente enquadrado. Esta pode ser utilizada nos mapas para sabermos que tamanho tem na realidade algo que estamos a ver no mapa.

A dimensão é um elemento que confere, através da ilusão, volume a formas bidimensionais. Isto pode ser conseguido através do recurso a pontos e linhas de fuga, que se encontram numa linha abstracta, a linha do horizonte. Segundo as regras de perspectiva, as linhas nunca são completamente paralelas, estas tendem a aproximar-se e coincidir num ponto de fuga situado na linha do horizonte, que não é mais que a linha á qual os nossos olhos se encontram. Através destas técnicas podemos dar a ilusão da tridimensionalidade a representações no plano.

Por fim, o movimento. Este elemento é a forma como conferimos dinâmica a uma composição. Para realizar isto numa composição á partida estáctica como no papel, temos de recorrer a ilusões de óptica. Já no cinema, a ideia de movimento das imagens resulta da observação de um grande número de frames, que formam um movimento continuo aos nossos olhos.

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