sábado, 19 de março de 2011

Proposta I - introdução e elementos e técnicas utilizadas

Foi proposto fazer duas composições visuais sobre uma música, uma num quadrado e outra num círculo. Devemos realizar duas imagens que representem o que a música nos transmite. Este trabalho é feito a pares.




Para este exercício, eu e o meu par escolhemos a música Time Stands Still dos Blind Guardian. Esta música faz parte de um CD sobre o livro O Silmarillion de J.R.R. Tolkien. Aqui é retratada a batalha quando o elfo Fingolfin vai enfrentar Morgoth (o vilão) sozinho, o herói acaba por perder a batalha.

Aqui está a música:

 



Elementos e Técnicas da comunicação visual utilizados:

Para este trabalho tentamos representar não só as sensações, mas também o épico e um pouco da história da música. Para isso começamos por fazer umas ilustrações simples, parecidas com silhuetas, para não intervirem como os elementos mais importantes na imagem, ou para não tirar a atenção do resto da composição visual.

Pensámos em utilizar linhas muito sinuosas, para representarem o refrão que é muito melódico; pontos, em nuvem ou isolados, que representarão a forte batida da música antes do refrão; as formas e figuras, que surgem essencialmente nas silhuetas das figuras; uma textura, que aparece como que uma neblina ou nuvem, que vem dar uma atmosfera mística á composição; a direcção, que tem um papel mais forte na composição circular, em espiral; e a escala, que diferenciará o tamanho entre o herói e o vilão.
Quanto ás técnicas da comunicação visual a utilizar, pensámos em criar alguma instabilidade e assimetria, porque tratando-se de uma música sobre uma batalha e dado os momentos pesados da música, com destaque para o clímax no solo, pensamos em criar algo um pouco caótico e irregular.

Pensámos em fazer duas abordagens completamente distintas com as duas composições visuais, fazendo uma (a do quadrado) a representar o solo da música, e a circular que representaria o refrão.

Sem comentários:

Enviar um comentário